Representantes

Biênio 2017-2019

Valorização Acadêmica e transparência

MS6

Claudia Bauzer Medeiros IC

Engenheira Eletricista e Mestre em Informática (PUC-Rio), PhD Computação (University of Waterloo, 1985), Docente da Unicamp desde 1985. Pós-doutorado em Computação (França, 1990), Livre Docente (1992) e Titular (2001) na Unicamp. Representante MS6 do CONSU, exercendo muitas atividades administrativas na Universidade, incluindo comissões como CADI, CAD, CEPE, COP. Pesquisadora em análise e processamento de dados, coordenou dezenas de projetos interdisciplinares envolvendo docentes do IC, IB, FEAGRI e IG, e projetos com universidades brasileiras, da França, Alemanha e EUA. Pesquisadora 1A do CNPq, membro da Coordenação Adjunta da FAPESP. Três vezes Prêmio Zeferino Vaz (1996, 2001 e 2009), e de Reconhecimento Docente pela Dedicaçao ao Ensino (Unicamp, 2015), prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação, prêmio internacional Anita Borg pela atuação na inserção das mulheres na Computação, Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Cientifico (2013), Dr Honoris Causa Universidad Antenor Orrego (Peru, 2007) e pela Universidade Paris-Dauphine (Franca, 2015).

Luiz Carlos Zeferino FCM

Médico com especialização na Unicamp (1979-81), Florença-Italia (1981-2) e Marselha-França (1982). É Doutor (1994), Livre-docente (2003), Professor Titular (2009) e bolsista de Produtividade do CNPq. Orientou 48 alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. No âmbito da Unicamp, foi Chefe do Departamento de Tocoginecologia da FCM por três mandatos, Diretor Executivo do CAISM por dois mandatos, Diretor Associado da FCM e Superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp por um mandato. Já atuou como membro do Consu e da Congregação da FCM como representante docente por vários mandatos.

Marcelo Guzzo IFGW

É Professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp desde 1994 e Professor Titular desde 2009 . Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da USP (1984), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Unesp (1987), outro mestrado em Física pela SISSA/International School For Advanced Studies, Trieste, Itália (1989) e doutorado em Física pela SISSA/International School For Advanced Studies, Trieste, Itália (1991). É Livre-Docente pela Unicamp (1999) e recebeu Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico/Unicamp em 2003. Fez estágios de pós-doutoramento e de especialização no CERN, em Genebra, Suíça, no Institute for Avanced Study, em Princeton, NJ, USA, na University of Hawaii, em Honolulu, HW, USA, no Instituto de Física Teórica da Unesp e no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Tem experiência na área de Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente em Física e Astrofísica de Neutrinos. Foi Coordenador e atual PI do Projeto Temático da FAPESP Física e Astrofísica de Neutrinos que reúne pesquisadores da Unicamp, USP, Unesp, PUC-Rio e PUC-Campinas. Foi Chefe do Departamento de Raios Cósmicos e Assessor do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão da Unicamp. Foi Diretor de Projetos e Diretor Associado do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, o qual ajudou a criar.

MS5

Fatima Evora IFCH

Livre docente em Filosofia pelo IFCH-Unicamp (2011), onde desenvolve pesquisas desde 1987 nas áreas de história da filosofia e história da filosofia da natureza. Bacharel em Física – USP (1980). Mestre em Filosofia – Unicamp (1987) e Doutora em Filosofia – USP (1996). Fez estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherche sur la Pensée Antique “Bibliothèque Léon Robin” (Université de Paris IV et CNRS) e Princeton University. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, nível 1B. Pesquisadora principal do Projeto Temático FAPESP – Teorias da Causalidade e Ação Humana na Filosofia Grega Antiga. Chefe do Depto de Filosofia (1998-2002 e 2009-2012), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Filosofia (2004-2009), Coordenadora Geral de Pós-Graduação – IFCH/Unicamp (2012-14). Membro da CIDD. Membro da Comissão de Avaliação Quadrienal – CAPES da Filosofia (2013 e 2017). Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF (2000). Visiting Scholar in the Department of Philosophy of Princeton University.

Samuel Rocha IMECC

É bacharel e mestre em Física pela Universidade de Brasília (1986) e Ph.D. in Physics pela University of Texas At Austin (1992). É professor Livre Docente no departamento de Matemática Aplicada do IMECC – Unicamp desde 2000. Tem pesquisa em Física-Matemática e em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: relatividade geral, gravitação, buracos negros, relatividade numérica, computação científica, astrofísica, equações diferenciais parciais, recursos didáticos, objetos de aprendizagem, aprendizagem de matemática em multimídia digital, produção de programas de áudio e vídeo. Tem atuado também na divulgação científica e formação continuada de professores. Já foi coordenador de pós graduação de Matemática Aplicada, coordenador de projetos do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, coordenador de Matemática do projeto de formação continuada do Estado de São Paulo, Teia do Saber, coordenador do projeto que resultou na coleção M3 Matemática Multimídia de recursos didáticos para professores de Ensino Médio, coordenador de Matemática dos projetos ProLetramento e PNAIC do MEC, coordenador do PIBID de Matemática na Unicamp com escolas públicas de Campinas e Diretor da RTV Unicamp. Atualmente é coordenador associado do programa de pós-graduação interunidades de Ensino de Ciências e Matemática, o PECIM, e está orientando cinco alunos de pós-graduação.

Walkiria H Viotto FEA

Engenheira de Alimentos, Mestre e Doutora pela Unicamp, com pós-doutorado na Cornell University, é Livre Docente desde 2013. Foi coordenadora de pós-graduação, chefe de departamento, e representante docente no CONSU por vários mandatos, tendo participado de diversas câmaras e comissões (COP, CAD, CEPE). Desenvolve pesquisas na área de Tecnologia de Leite e Derivados, tendo orientado mais de 50 alunos de IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

MS3

Erich de Paula FCM

Graduação em Medicina (1998), residência médica em Hematologia e Hemoterapia (2002) e Doutorado em Fisiopatologia Médica (2006), todos na Unicamp. Ingressou na carreira docente na FCM em 2012 após atuar como hematologista do Hemocentro da Unicamp desde 2002, sendo o atual Diretor da Divisão de Hematologia da Hemocentro. Na área de pesquisa, possui linha ligada às doenças da coagulação do sangue, sendo pesquisador nível 2 do CNPq desde 2014. No ensino, foi preceptor da residência médica nas áreas de patologia clínica e hematologia (entre 2012 e 2016), e atualmente é responsável pela graduação na disciplina de Hematologia junto ao Departamento de Clínica Médica da FCM, vice coordenador do curso de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica, e coordenador do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Médico da FCM. É representante titular MS-3 na Congregação da FCM, e professor visitante da Fundação Hemocentro do Estado do Amazonas.

Mariana Costa FEQ

Graduação em Engenharia Química (2002) pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela FEQ/Unicamp concluídos em 2004 e 2008, respectivamente, com estágio de Doutorado na Universidade de Aveiro/Portugal (2006-2007). Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos (FEA/Unicamp) entre 2009 e 2011. Professora da Unicamp desde de 2011 tendo atuado entre 2011 e 2016 na FCA e a partir de maio de 2016 na FEQ. Membro da Comissão de Pós-graduação (2013-2015), coordenadora dos laboratórios de Engenharia de Processos e de Ensino de Engenharia (2015-2016) e atual coordenadora do Laboratório de Equilíbrio de Fases (LEF/FEQ). Linha de pesquisa: Equilíbrio de Fases e propriedades físico-químicas. Coordenadora de Projeto Jovem Pesquisador (BIOEN/FAPESP de 2013-atual) e de Projeto UNIVERSAL CNPq (2013-2016). Publicou 30 artigos em revistas indexadas. Orientações: 5 alunos de IC; 2 doutorados e 4 mestrados em andamento. É pesquisador nível 2 do CNPq.

Muriel Gavira FCA

Professora doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) desde 2010. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora associada da graduação e coordenadora do curso de gestão. É coordenadora do Centro de Pesquisas em Administração (CEPAD/FCA/Unicamp). Fez pós-doutorado em Empreendedorismo e Energia Limpa no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Unicamp) e em Empreendedorismo Sustentável na University of Victoria (Canadá) entre 2008 e 2010. Doutora em Política Científica e Tecnológica (Unicamp), possui graduação em Administração (2000) pela UFMS e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Fez um ano de estágio de doutorado na Rutgers University (USA) sob orientação do prof. John Cantwell. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa e extensão, orientações, eventos e ministrado aulas e cursos na área de administração e engenharia. Tem experiência em pesquisa e extensão em: gestão sustentável, tecnologias limpas, empreendedorismo e inovação sustentáveis e gestão da inovação.

Bancada geral

Alan Roger Santos Silva FOP

Graduação em Odontologia (Unesp); Especialista em Estomatologia (CFO); Especialista em Patologia Oral (CFO); Mestrado em Estomatologia (Unicamp); Doutorado em Patologia (Unicamp/ University of Sheffield-Inglaterra); Livre-Docente (Unicamp). Linhas de pesquisa: suporte odontológico para pacientes oncológicos. Publicou 100 artigos em revistas indexadas. Orientou 5 alunos de IC, 6 mestrados e 5 doutorados. Cirurgião-Dentista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo-FMUSP (2010-2011), Professor do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (2011-atual), Membro titular eleito da Congregação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (2013-2014), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba [CAPES 6 (2012-2016)]. É assessor ad hoc FAPESP e CAPES. Membro do Corpo Editorial do Periódico norte-americano Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology.

Barbara Teruel FEAGRI

Engenharia Mecânica (1989), Mestre e PhD em Planejamento de Sistemas Energéticos (FEM/Unicamp, 2000). Pós-Doutorado com Estágio na Universidad Politécnica de Cartagena, Espanha (2004). Especialização em Automação e Controle de Processos Agroindustriais (2006). Docente desde 2006. Livre Docente (2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq- PQ2 (2011-2014). Orientou 28 trabalhos de Iniciação Científica (dois obtiveram Menção Honrosa), 7 de Mestrado e 3 de Doutorado. Coordenou e participou de diversos projetos de pesquisa (FAPESP, CNPq, FINEP). Membro Consultor de projeto da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO, 2010-2011). Membro de equipe de cursos internacionais ministrados em universidades no exterior (desde 2007). Executora de convênios internacionais. Presidente do Conselho Integrado de Infraestrutura Rural da FEAGRI (2010-2012/2014-2016/2016-2018). Representante da Congregação. Membro do Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (Unicamp, 2015).

Esdras Rodrigues IA

Graduação em Música – Unicamp, mestrado e doutorado pela Boston University (1992 e 1999). Atua nos temas: violino, rabecas brasileiras, música de câmara, interpretação histórica, música popular brasileira. Turnês: Grécia, México, EUA, Alemanha, Vietnã e Cingapura. Atuação em grupos musicais de destaque em música brasileira. Vencedor de prêmios PROAC. Organizador de eventos: Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo, Festival Internacional de Música da Unicamp, Festival Brasil Instrumental, Festival da Canção da Unicamp, Série “Concertos Adunicamp”, gravação da ópera “Dido e Enéas” para a televisão (IA/RTV Unicamp). Acordos internacionais CAPES/FIPSE e Unicamp/Monash University (Australia). Revisor de periódicos: Per Musi (UFMG), Musica Hodie (UFG), Assessor Ad Hoc CNPq e FAPESP. Atuou no Conselho FAEPEX, Conselho Centro de Memória/Unicamp, Coordenador da Comissão de Pesquisa/IA, Conselho CDMC/Unicamp, Coordenador Associado do NIDIC/Unicamp, Diretoria ADUNICAMP, Chefe do Departamento de Música e Diretor do Instituto de Artes/Unicamp.

Everardo Magalhães Carneiro IB

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (1982), Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Pós Doutorado no Instituto de Bioingenería da Universidad Miguel Hernández (2003 – 2005), Espanha. Professor do Instituto de Biociências da Unesp (1986 – 1999). Atualmente é Professor Titular e Chefe do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, Prêmio Zeferino Vaz (2009), Pesquisador 1B do CNPq, desde 2000. Tem experiência na área de Fisiologia Endócrina, atuando principalmente no estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvido com o processo de produção e secreção de insulina em modelos como desnutrição proteica, obesidade e diabetes. Atualmente é Coordenador de Temático e Vice Coordenador do CEPID/OCRC, FAPESP.

Gil Guerra FCM

Graduação em Medicina (1984), Residência Médica em Pediatria (1987), Mestrado em Pediatria (1992), Doutorado em Pediatria (1997), Livre-Docente (2003) e Titular (2011), todos pela Unicamp. É pesquisador 1D do CNPq. Linhas de pesquisa: diferenciação sexual, crescimento e composição corporal. Publicou 214 artigos em revistas indexadas. Orientou 34 alunos de IC, 8 TCC, 17 mestrados, 18 doutorados e 2 pós-doutorados. Chefe do Departamento de Pediatria – FCM – Unicamp (2001-2003), Diretor-Associado – FCM – Unicamp (2006-2010) e coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) – Unicamp (2010-2014). Participou como representante da Congregação FCM e CONSU – Unicamp em todos os níveis. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente – FCM – Unicamp. Coordenador do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento – CIPED – Unicamp. É assessor da CAPES, CNPq, FAPESP, entre outras e revisor de várias revistas científicas internacionais. É o coordenador científico da Sociedade Latino-Americana de Endocrinologia Pediátrica.

Inês Petrucci FE

Licenciada e Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas (1984) e Especialista em Química Orgânica (1987) pelo IQ Unicamp; Mestre e Doutora em Educação (1996;2000/FE), realizou em 2015, estágio de pós doutorado na University of Brighton – U.K. e é bolsista Produtividade CNPq desde 2009. Já foi Vice Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (2004-2006), Diretora Associada do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, Coordenadora do ProFis (2012-2013), Coordenadora de Licenciaturas (2004-2005;2007-2011), membro da CCG/Unicamp, chefe do Departamento de Ensino e Práticas Culturais/ FE (2015-2016) e membro da Congregação da FE (2004-2005;2007-2011; 2015-2016). Tem produção acadêmica na área de currículo e docência, tendo sido vice coordenadora da linha de pesquisa Currículo, Avaliação e Docência do Programa de Pós Graduação em Educação. Atualmente, é coordenadora da linha Ensino de Ciências e Matemática no mesmo Programa. Atua também no Programa Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática (PECIM).

Kretly, Luiz Carlos FEEC

Professor Titular – Departamento de Comunicações. Engenheiro Eletrônico Universidade de Brasília, UnB, 1974, Mestre em Engenharia Elétrica Unicamp 1979, pesquisador convidado Cornell University,1982 no NNF –National Nanofabrication Facility. Professor e pesquisador da Unicamp desde 1974, Doutor em Engenharia Elétrica Unicamp, FEEC 1992. Diretor do Cemeq,1990-1993, dirigiu o Centro de Componentes Semicondutores, CCS 1990-1998. Tem dezenas de publicações na área de microeletrônica, micro-ondas e nanotecnologia. Coordenou vários projetos Finep, Fapesp e CNPq. Coordenou projeto de pesquisa com a Ericsson do Brasil e Suécia na área de celulares. Atualmente é Chapter Chair do Capítulo de Microondas do IEEE Sul Brasil, membro fundador da SBMO e SBMicro. Realiza pesquisas em Microeletrônica, Projetos de Circuitos Integrados de Rádio-Frequência, RF, Eletrônica Automotiva, em MEMS, Metamaterias e Nanotecnologia em cooperação com laboratórios nos EUA, Europa, com CTI e LNLS.

Renato Pedrosa IG

Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, com mestrado pela Unicamp e PhD pela Universidade da Califórnia em Berkeley, ambos em Matemática. Desde 2012 é docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG, tendo sido, anteriormente, docente do Departamento de Matemática do IMECC (desde 1981). Seu interesse acadêmico migrou, gradativamente, para a área da Educação Superior, a partir do trabalho como Coordenador de Pesquisa do Vestibular, quando liderou as pesquisas sobre o desempenho dos estudantes que informaram a elaboração do PAAIS-Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp, em 2003-2004. Coordenou o Vestibular de 2009 a 2011. Também foi atuante na formulação do PROFIS, projeto que recebeu o prêmio Peter Murányi para Educação (2013) e foi Coordenador-Adjunto do Centro de Estudos Avançados (2010-2013). Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa-CNPq Laboratório de Estudos em Educação Superior (DPCT-NEPP), Coordenador-adjunto para o Programa de Indicadores de CT&I da Fapesp e membro notório saber da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior/MEC. Além da publicação de artigos e livros acadêmicos, e da orientação de alunos, tem sido atuante na elaboração de relatórios para organizações internacionais e multilaterais sobre educação superior e C&T, como Banco Mundial, Conselho Britânico, OCDE e Unesco/ONU.

Ronaldo Aloise Pilli IQ

Bacharel em Química (1976) e Doutor em Ciências (1981) pelo Instituto de Química, Unicamp. Pós-doutorado, Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (1982-84). Professor visitante, Georg-August Universitat, Alemanha (1994) e Universidade Warwick, UK (2005). Professor titular do Instituto de Química (2002). Chefe do Departamento de Química Orgânica (2005), Diretor do Instituto de Química (2006), Pró-reitor de Pesquisa (2009). Comendador da Ordem do Mérito Científico Nacional (2006), Prêmio Zeferino Vaz (2008), membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2012), membro da Academia Brasileira de Ciências (2013), membro do CA-Química CNPq (2011-2014) e do CA-Química FAPESP (2016-presente).

Carreiras especiais

Rosmari – Titular Cotil

Especialista em Língua Portuguesa (2013), pela Unicamp; Professora Titular de Língua Portuguesa do COTIL, desde 2010; Orientadora de Iniciação Científica do PIBIC Ensino Médio – Unicamp (2014); Professora efetiva do Magistério Público Estadual, de 1990 a 2013; Coordenadora do Centro de Estudos de Línguas – CEL – de Limeira/ SEE, de 2003 a 2010; Chefe do Departamento de Humanas do COTIL (2015 e 2016), eleita pelos pares; Membro do Conselho Diretor do COTIL (2015 e 2016); Membro da Comissão Geral de Avaliação do COTIL (2015 e 2016); Membro do Comitê de Avaliação da Qualidade na Educação da Fundação Limeira (1997 a 2004).

Francisco José Arnold – Suplente FT

Francisco José Arnold é graduado em Física (Unesp, 1986), mestre em Física Aplicada (USP, 1990) e doutor em Engenharia Elétrica (Unicamp, 1995). É professor da carreira MTS (MTS-C3) na Faculdade de Tecnologia da Unicamp, antigo CESET, desde 1996, tendo ocupado o cargo de Coordenador de Cursos por 4 anos e participado ativamente e regularmente de órgãos colegiados como a Comissão de Graduação, a Comissão de Pós-Graduação, a Comissão de Extensão e a Congregação. Foi um dos responsáveis pela criação do curso de Tecnologia em Telecomunicações em 2004, o qual posteriormente se converteu em Engenharia de Telecomunicações. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia e atua em pesquisa na área de Instrumentação Eletrônica. Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior desde 2007 como avaliador nas modalidades Institucional, Ensino a Distância e Cursos de Graduação.