Resumo de nossas atividades nos primeiros 12 meses na RD

Gostaríamos de apresentar à comunidade de docentes da Unicamp um resumo de nossas principais iniciativas como parte da representação docente nos primeiros 12 meses de nossas atividades junto ao CONSU e outros colegiados  da Unicamp.  Como representantes, no dia a dia de nossas atividades, procuramos identificar as percepções e demandas da comunidade docente com o objetivo de promover discussões que pudessem contribuir para o desenvolvimento da Unicamp como um todo.

Neste contexto, destacaremos os temas para os quais este grupo de representantes mais contribuiu ao longo destes 12 meses. Através destas contribuições procuramos reiterar nosso comprometimento com os compromissos de “valorização docente e transparência”, apresentados na ocasião em que fomos eleitos como parte da representação docente no CONSU. Por fim, nos colocamos à disposição para outras sugestões e demandas da comunidade.

Balanço das atividades e contribuições

Desafios orçamentários da Unicamp

  • Qualificação da proposta da administração central no episódio do corte de 30% das gratificações de representação (GR).
  • Argumentação a favor da necessidade de reajuste maior do valor do restaurante universitário, que estava sem reajuste há 20 anos.
  • Participação no Grupo de Trabalho que explorou medidas adicionais para enfrentamento dos desafios orçamentários da Unicamp.
  • Apoio à proposta de reajuste salarial de 1,5% após cuidadosa avaliação sobre a situação financeira da Unicamp, em que foram contemplados os riscos que um reajuste maior imporia à Unicamp, e a importância do fortalecimento da posição do CRUESP nesta discussão.

Carreira docente

  • Diversas manifestações a respeito da importância da valorização da carreira docente, em particular da relevância da progressão na carreira docente, para o desenvolvimento da Unicamp.

Acesso

  • Participação no Grupo de Trabalho e nas discussões realizadas no CONSU a respeito das modalidades de ingresso de alunos de graduação, incluindo a questão das cotas e as novas modalidades de acesso ora vigentes.

Bloqueios e invasões

  • Manifestações formais contra posturas que entendemos como profundamente negativas para o ambiente universitário tais como bloqueios de acesso a áreas comuns da Unicamp e a invasão da reitoria.

Relação com a comunidade e organização do trabalho

  • Postura ativa na discussão dos assuntos acadêmicos, por meio da solicitação de reuniões com a administração central, em que foram apresentados pontos e contrapontos sobre assuntos que entendemos como importantes para a comunidade acadêmica.
  • Realização de dezenas de reuniões e discussões de nosso grupo como preparação para as reuniões do CONSU e de suas câmaras, a partir das pautas apresentadas antes de cada reunião.
  • Estabelecimento de canais rápidos de comunicação entre os membros de nosso grupo, que permitiu mais velocidade e representatividade quando nossa atuação em grupo se fazia necessária.
  • Participação em diversas comissões do CONSU, tais como Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI), Comissão de Planejamento Estratégico Institucional da UNICAMP (COPEI), entre outras, sempre trabalhando pela valorização, transparência e autonomia da universidade.
  • Respeito à diversidade de opiniões e posições individuais de cada membro deste grupo de representantes.
  • Criação deste blog (https://vatconsunicamp.blog/) para melhor comunicação com toda a comunidade docente.